domingo, 12 de janeiro de 2025

A União Europeia - Apresentação Oral

A União Europeia é uma união económica e política única, composta por 27 países europeus. 

(Slide)

As suas origens remontam ao período pós-Segunda Guerra Mundial, quando, em 1957, foi criada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com o objetivo de promover a cooperação económica e evitar conflitos entre nações. Os membros fundadores foram Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. 

 Nos anos que seguintes, o território da UE foi aumentando de dimensão através da adesão de novos Estados-membros, ao mesmo tempo que aumentava a sua influência mundial.

 Portugal entrou num desses alargamentos, em 86, juntamente com Espanha.

A União Europeia nasceu da necessidade de reconstruir e unir a Europa após a devastação da Segunda Guerra Mundial. A ideia principal era fomentar a cooperação económica entre os países, acreditando que a interdependência económica tornaria os conflitos armados menos prováveis, e assim fomentar a paz.

(slide)

A UE atua através de um sistema de instituições supranacionais independentes e de decisões intergovernamentais negociadas entre os Estados-membros. As instituições da UE são a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia, o Tribunal de Contas Europeu e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é o único órgão directamente eleito, a cada cinco anos, pelos cidadãos da UE.

(slide)

 Presidente da Comissão EuropeiaUrsula von der Leyen
 • Presidente do Parlamento EuropeuRoberta Metsola
 • Presidente do Conselho EuropeuAntónio Costa
(slide)

A UE instituiu um mercado comum através de um sistema de leis aplicáveis a todos os Estados-membros. No Espaço Schengen foram abolidos os controlos de passaporte.
 As políticas da UE têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio.

(slide)

A Zona Euro, foi criada em 1999 e é atualmente composta por 20 países, cuja moeda é o euro.
 
A UE tem em todo o mundo missões diplomáticas permanentes, estando representada nas Nações Unidas, na Organização Mundial do Comércio, no G7, entre outros.

 Com uma população total de 450 milhões de pessoas, o que representa 5,7% da população mundial, o seu PIB é de 17 biliões de euros, cerca de 20% do PIB global. (slide) É das regiões mais ricas do planeta.

Em 2012, a União Europeia foi laureada com o Nobel da Paz, por ter contribuído ao longo de mais de seis décadas para o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa.

Creio que a governança mundial precisa da Europa e que este prémio o comprova.

A Europa é um projeto de paz, construído pela paz, e não construído apenas pelo medo do que se passa num mundo em que as ameaças são muito mais assimétricas.

 (slide)

Durante este ano vamos enfrentar vários desafios e ouvir muitas vezes as palavras: incerteza, volatilidade, divergência e conflito.

Isto acontece porque há uma ausência de uma ordem mundial para a globalização.

Isto acontece também porque não conhecemos as posições do novo presidente da maior potência mundial.

Todos estes fatores contribuem para que aumente a imprevisibilidade geopolítica global. Uma tendência que já vem de algum tempo, mas que agora vai afirmar-se.

Temos um Médio Oriente em guerra.

Temos uma Rússia política e militarmente mais afirmativa e desafiadora, que põe em causa a estabilidade na Europa Central e Oriental, nomeadamente a questão da Ucrânia, mas que, ao mesmo tempo, sente o crescente impacto das sanções internacionais.

(slide)

Temos a evolução da China, que até agora tem sido a verdadeira vencedora da globalização, que no está a roubar quota de mercado e a superiorizar-se, podendo chegar a ser a maior economia mundial. Um país que vive do dumping, da supressão dos direitos humanos e da destruição ambiental está a destruir com as suas práticas desumanas até os países mais ricos. A UE terá de agir, sancionar e proteger-se contra a China, passando por legislar e reverter o estagnamento das economias europeias.

Estamos a perder relevância no mundo.

(slide)

Os mercados são e serão cada vez mais voláteis durante este ano.

As taxas de juro estão altas, o que se traduz num baixíssimo nível de investimento.

Mas um dos maiores desafios que a UE enfrentará, ou que já está a enfrentar, é interno: populismo e o extremismo crescentes. Estão a acumularam-se nuvens de extremismo de xenofobia e de racismo.

(Pausa)

A entrada de Portugal na UE teve benefícios visíveis

(Slide)

Fez o PIB catapultar, ao integrar-nos num mercado único sem barreiras.

(slide)

Envia a Portugal inúmeros fundos que salvam o erário. No total recebemos mais de 130 mil milhões de euros, tendo o país sido sempre um beneficiário líquido.

Permite-nos beneficiarmos de vários programas europeus como Erasmus e afins, num espaço onde podemos circular livremente.

 Para Portugal, é essencial estar na União Europeia, mesmo estando refém de leis e regulamentos de Bruxelas.

(slide)

Porém, tem de aprender a não estar dependente dos fundos e criar uma economia com poucas barreiras e competitiva, como o resto dos países europeus. Portugal está cada vez mais atrasado e pobre comparando com os outros membros da UE que têm sabido usar as oportunidades e crescer.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

"Karma" e Fernando Pessoa - Apresentação oral

  Duas manifestações culturais distintas, mas profundamente interligadas em termos de temáticas e intenções artísticas.

 Trago-vos a escultura "Karma", do artista contemporâneo Do Ho Suh, que se relaciona com a obra  de Fernando Pessoa.

 O meu objetivo é evidenciar como estas obras exploram a identidade, a multiplicidade do ser e a construção da subjetividade.

 Do Ho Suh é um artista sul-coreano nascido em 1962, em Seul. Após concluir a licenciatura e o mestrado em Pintura Oriental, mudou-se para os Estados Unidos, onde estudou na Rhode Island School of Design e na Universidade de Yale, obtendo um Mestrado em Escultura.

 O artista é amplamente reconhecido pelas suas esculturas e instalações que exploram temas como identidade, memória e o conceito de lar.

Atualmente, o artista divide o seu tempo entre Londres, Nova Iorque e Seul, continuando a exibir o seu trabalho internacionalmente.

 Grande parte da sua obra consiste na recriação em tecido de escadas, janelas, corredores, portas de espaços da sua vida.

 Suh acredita que a vida é a deslocação do ser entre espaços e por isso reproduz objetos que possibilitam a  travessia.

 Ou seja, ao replicar esses espaços onde passou, está a expor sob forma de arte a sua vida.

 Porém, a escultura que trago hoje afasta-se do reportório  habitual do artista. Em 2012, foi-lhe pedido que fizesse uma estátua para um museu que estaria a ser renovado, e o escultor fez "Karma".

  É toda feita em metal, com cerca de 7 metros de altura.
 Retrata um corpo humano que se multiplica verticalmente, dando a sensação que o faz infinitamente.

 O seu significado é subjetivo,
 Mas pode simbolizar a fragmentação e o desdobramento do ser em múltiplas versões de si próprio.

Interpretada sob esta perspetiva, "Karma" simboliza o processo de "outrar-se" — um conceito que Fernando Pessoa explorou amplamente através dos seus heterónimos. As figuras repetitivas refletem a desconstrução e reconstrução da identidade, evocando as diferentes máscaras e personalidades assumidas, também verificado na poesia pessoana.

 Esta ramificação ilustrada na escultura pode levar a uma confusão psicológica e até ao desconhecimento do "eu", muito característico de Pessoa. À medida que a figura principal se multiplica, vai perdendo características e tamanho, ou seja, vai desvanecendo.

A escultura de Do Ho Suh impressiona pela escala e pela repetição visual, criando uma sensação de continuidade e simultaneidade.

 Considero-a esteticamente muito agradável, tal como todo o portfólio de Do Ho Suh e recomendo vivamente que a explorem.

Valor modal

Modalidade epistémica de certeza O sol nasce todos os dias. Modalidade epistémica de probabilidade Pode sair Camões no exame. Modalidade deô...